sábado, 28 de novembro de 2015

Advento - Tempo de espera e esperança


Tempo do Advento

Iniciamos o Ano Litúrgico(Ciclo C), celebrando o Mistério de Jesus Cristo, morto, ressuscitado e glorificado pelo Pai. No Ano Litúrgico, a Igreja desdobra os Mistérios de Jesus Cristo, celebrando, sucessivamente, o Advento, a Quaresma, a Páscoa, o Pentecostes e o Tempo Comum. Ela celebra Jesus Cristo, ontem, hoje e sempre!

O Ano Litúrgico foi organizado pela Igreja ao longo de sua caminhada histórica. Ela quer alimentar nossa vida espiritual com a celebração dos Mistérios de Jesus Cristo. O Advento é a primeira etapa na qual vivemos a esperança da Salvação. Celebremos, portanto, a Esperança nas Promessas de nosso Deus!

A palavra “advento” quer dizer “espera” e as quatro semanas do Tempo do Advento recordam os quatro mil anos de espera pelo Messias,vivido pelo Povo Antigo. Como a Virgem Maria, a Igreja contempla a gestação de Cristo no seio da comunidade cristã. Contempla em silêncio e oração. Esperamos o renascimento de Cristo neste Natal!

Durante o Tempo de Advento, a Igreja celebra a Liturgia limitandoornamentação e cantos festivos. Expressa sua alegria com sobriedadee oração, imitando e acompanhando a Virgem Maria, no silêncio, na oração e na prática da caridade, favorecendo os pobres e necessitados. Maria foi ajudar a necessitada Isabel.

A celebração do Tempo de Advento recorda as três vindas de Jesus sobre a terra: Aquele que virá, Aquele que veio e Aquele que vem! Na Encarnação celebramos a humildade do Verbo de Deusque se fez carne e veio habitar entre nós; no Final dos Tempos, recordamos a promessa do próprio Jesus que virá para o Julgamento Final; e todos os dias, Ele vem e se manifesta àqueles que acreditam na sua Palavra. A Igreja recorda estas três vindas na oração do Prefácio:

“Revestido de nossa fragilidade, ele veio a primeira vez para realizar seu eterno plano de amor e abrir-nos o caminho da salvação. Revestido de sua glória, ele virá uma segunda vez para conceder-nos em plenitude os bens prometidos que, hoje, vigilantes esperamos(...)” Prefácio de Advento).

Que podemos fazer,como iremos nos preparar para que Jesus se revele em nossa vida e como a Virgem Maria poderemos apresentá-lo como caminho de Salvação para o mundo aflito de nosso tempo?

“Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade
e vossa salvação nos concedei!”

O companheiro principal na caminhada será o Evangelho de LUCAS.
- O ANO LITÚRGICO está centralizado em duas grandes festas:

Natal e Páscoa.E cada uma delas, com 3 momentos:

- de preparação: Advento e Quaresma...
- de celebração: do Natal à Epifania; da Páscoa ao Pentecostes...
- de prolongamento: os domingos do tempo comum...
- Hoje iniciamos as quatro semanas do ADVENTO.

O ADVENTO é Tempo de ESPERA e ESPERANÇA, em que celebramos:

+ Um fato passado: A Vinda histórica de Cristo, prometida a Abraão,  lembrada pelos profetas, esperada pelo povo, realizada em Belém…
+ Um fato presente: Vinda de Jesus presente na sua Igreja: Cristo continua a vir: na Palavra, na Eucaristia, nos irmãos..
+ Um fato futuro: É a segunda vinda… no fim do mundo…

As leituras acenam para um novo tempo, marcado pela esperança e pela alegria:

Os "sinais" catastróficos apresentados, não são um quadro do "fim do mundo"; são imagens utilizadas pelos profetas para falar do "dia do Senhor", quando Ele vai intervir na história para libertar o seu Povo.
O quadro visar e avivar a ESPERANÇA pelo novo dia que surgirá e motivar a VIGILÂNCIA para reconhecer e acolher o Senhor que vem.

+ "Fiquem de pé e levantem a cabeça, pois a vossa libertação está próxima". O Evangelho ensina a não esperar passivamente a vinda do Filho do Homem.
- É preciso "estar atento" a essa salvação que nos é oferecida e aceitá-la.
- É necessário reconhecer Jesus que vem nos sinais da história,  no rosto dos irmãos, nos apelos dos que sofrem e que buscam a libertação.
- É preciso ter a vontade e a liberdade de acolher o dom de Jesus, deixar que ele nos transforme o coração e se faça vida em nossos gestos e palavras.
- É preciso ter presente, que este mundo novo está permanentemente a fazer-se e depende do nosso testemunho.

+ Como você pretende preparar o NATAL desse ano?
- Um Natal apenas de presentes... de enfeites e músicas… de festas, comes e bebes...
- ou um Natal cristão?

+ O verdadeiro Natal é vivido num Clima de...

   - De Esperança: Advento é participar de uma espera profunda de todos os homens pela vinda de Deus.  "De cabeça erguida..." apesar dos problemas que nos cercam...

   - De Vigilância para perceber os sinais da presença de Deus entre nós… Vigilância significa por Deus em primeiro lugar na vida.  Quer dizer ler a realidade com o olhar voltado à eternidade. Significa crer que o Reino de Deus já está presente entre nós. Jesus adverte a um Perigo:"Não fiquem insensíveis por causa da gula,  da embriaguez e das preocupações da vida..."

 - De Oração: - na Comunidade: com a liturgia do Advento...
                                 - nas famílias: com a Novena do Natal em família...

+ De Conversão: Acolher: preparar o nosso presépio, o coração… O Natal será realmente cristão, se Cristo tiver lugar em nosso coração. Caso contrário, a sua vinda será inútil.

   - Vamos remover de nossa vida toda bagagem inútil  que possa impedir os nossos passos para Cristo. Como há dois mil anos em Belém, Ele ainda hoje continua buscando um lugar…

Será que Ele encontrará esse lugar em nossa casa, em nosso coração?

Um comentário: